PARABENS!

Um novo membro de sua família acaba de chegar e por isso preparamos esse guia para ajudá-lo nesse momento tão especial.



STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

Raça oriunda do condado de Staffordshire no Reino Unido.


São robustos, porte médio, pelo curto, tolerantes a dor, ágeis, altamente inteligentes, afetuosos, gostam de crianças, de brincadeiras, adaptam-se em casas e apartamentos, Característica de poucos latidos, possuem um alto nível de energia e  por esse motivo necessitam de atividades físicas regulares.

CANIL STAFFBUL ÁGAPE

Vou dividir com vocês um pouco da nossa experiência quanto criadores, alguns questionamentos sobre: primeiro dia longe da mãe, fazer xixi e coco no local certo, caminhas, brinquedos, o que não deve morder como sapatos e moveis, tipos de alimentação, vermífugos, antiparasitários e vacinas.
Vale ressaltar que esse guia tem como fonte: pesquisas na internet, consultas ao veterinário, dia-a-dia do Canil Staffbull Ágape, etc... Utilize de maneira a facilitar a relação com seu filhote, lembrando que de maneira nenhuma esse guia substitui a ida ao veterinário. O medico veterinário é o único profissional capacitado para avaliação e orientação sobre os cuidados de saúde. 

Michelle Carvalho Joca Soares


 

ARRUMANDO A CASA PARA A CHEGADA DO NOVO MEMBRO DA FAMÍLIA

O filhote deve ser bem acolhido para se sentir protegido, o local deve ser limpo, arejado e tranqüilo. Caminha limpa e aconchegante em um local coberto.

            • DICA: nessa fase inicial limitar o espaço quando deixá-lo sozinho com brinquedos para distraí-lo. Se optar por ter caminha é melhor adquirir uma simples, nessa fase eles costumam morder o que vêem pela frente. 
Vasilha de água de preferência pesada ou suspensa ( no mercado já tem umas que regulam a elevação e acompanham o crescimento do filhote). Água sempre limpa, alimento de boa qualidade e brinquedos.
Fase oral - Os filhotes tem uma necessidade real de estarem mordendo algo, nessa fase os dentes estão nascendo e logo em seguida a partir dos três meses começam a trocar a dentição pela definitiva. Sua mandíbula poderá rasgar brinquedos frágeis, portanto busque comprar apenas brinquedos ultra resistentes, pois brinquedos frágeis podem causar acidente e se o cachorro engolir o plástico, isso pode ser fatal.

            • DICA: NÃO PERMITA que nessa fase ele morda sapatos, moveis ou qualquer objeto que não sejam seus brinquedos, brincadeiras com mordidas também devem ser evitadas, muitas vezes permitimos coisas erradas nessa fase por acharmos os filhotes pequenos e engraçados, mas devemos lembrar que eles crescerão. Nunca permita que um filhote independente da raça, rosne mostrando os dentes para você ou seus filhos, corrija imediatamente. Supervisione as brincadeiras das crianças com o filhote não permita abuso, ensine-as a brincar mostrando que são elas que sempre mandam nas brincadeiras.

            • Caso seu filhote começar a morder os moveis podem passar “vickvaporub”, spray amargo ou "spray de citronela" isso ira afastá-los.

Nas primeiras noite ele ira reclamar e chamar sua atenção no meio da noite.

            • DICA:  importante que você ignore para que ele perceba que a noite é para dormir.

Os filhotes são normalmente curiosos e vão explorar, roer e ate comer tudo que puderem, esse é o seu comportamento natural. 

            • DICA: Remova os fios expostos, e restrinja o acesso a produtos de limpeza, remédios e plantas principalmente tóxicas como: Antúrio, azaléia, Babosa, comigo-ninguém-pode, lírio, costela de adão, entre outras.

Xixi e Coco - Utilize tapetes higiênicos ou jornais, e discipline seu filhote a usar uma área especifica do seu quintal ou área de serviço, isso pode ser feito passando o jornal na urina do filhote e colocando na área desejada. Precisa de muita paciência para corrigi-lo quando errar, sendo firme, mas sem agressões repreenda-o na hora com um comando negativo e quando ele fizer no local escolhido por você, seja rápido no reforço positivo, para que ele perceba que essa atitude lhe deixa feliz. 

            • DICA: O filhote vai fazer xixi ou coco, sempre que acordar e logo apos comer, aproveite esses momentos para levá-lo ao local escolhido por você, o cercadinho pode ajudar nessa hora lembrando de  sempre reforçar de maneira positiva cada acerto dele.
 
Banho - O Staffordshire Bull Terrier é um cão que naturalmente não tem odor, seu pelo é  curto e a manutenção pode ser feita através de  escovação. Tomar banho no máximo uma vez por semana, sendo mais indicado uma vez por mês. Pode ficar ate  dois ou três meses (dependendo da rotina do cão) sem banho. No mercado pet é possível encontrar shampoo para filhote. Existem produtos que podem dar um banho seco (serve para uma emergência) use com parcimônia , pois o excesso de banho e uso de produtos pode tirar a proteção da pele, baixando a imunidade do cão. 
            • DICA: Não leve seu filhote para tomar banho no pet shopping enquanto não estiver com o esquema de imunização completo, como o pelo é curto o banho acaba sendo bem simples o staffbull normalmente gosta de água e o banho pode ser um momento entre você e seu filhote bem prazeroso, se você mora em apartamento, pode usar o box do banheiro para o banho. 

Andar na guia - Aqui no Canil ensinamos os filhotes a andarem de coleira da seguinte forma, primeiro colocamos só a coleira no pescoço para que ele acostume, ele certamente vai estranhar, aproveite esse momento para distraí-lo com brincadeiras, deixe por alguns minutos e retire, no dia seguinte deixe um pouco mais e assim sucessivamente ate o momento dele já estar acostumado, logo em seguida pode colocar a guia, no inicio deixe ele conduzir um pouco e em seguida comece a conduzi-lo, caso tenha algum cachorro que já ande de coleira os coloque juntos na hora do passeio. LEMBRANDO QUE O FILHOTE SÓ DEVE SAIR DE CASA APOS O COMPLETO ESQUEMA DE IMUNIZAÇÃO.
Nos do Canil Staffbull Ágape, recomendamos que os cães "só passeiem de coleira", por mais manso e companheiro que seu cão seja, sempre tem outro cão ou gato solto  que vai tirar a atenção dele. 


SAÚDE EM DIA

O medico veterinário é o único profissional capacitado para avaliação e orientação sobre os cuidados de saúde do seu filhote. O que vou citar abaixo é como trabalhamos o esquema de vacinas, vermífugos e controle parasitário no Canil Staffbull Ágape. São apenas dicas que em momento algum substituem uma orientação de um profissional da área. 
Manter a carteira de vacinação em dias é fundamental para a saúde do seu filhote, a vacinação fornece estimulo ao sistema imunológico para o organismo defender-se de doenças.

Esquema das vacinas do Canil Staffbull Ágape 

  1.  dose  (aproximadamente 45 dias) - V10

  2.  dose (aproximadamente 66 dias) - V10 , gripe canina (opcional), giardíase (opcional)

  3.  dose  (aproximadamente 87 dias) - V10, giardíase (opcional), Defensor 
 O filhote tendo feito todo o esquema de vacinas no período sugerido, estará liberado para sair 15 após a terceira dose da V10 e da anti-rábica.
Lembrando que esse é o nosso esquema, converse com o seu veterinário e siga as orientações dada por ele. 
 


O que você precisa saber sobre a Leishmaniose (Calazar)

É uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos e virce-versa, sendo o mosquito o vetor. Ou seja, uma zoonose que pode levar a óbito, algumas áreas são consideradas endêmicas, por esse motivo gosto de ressaltar a importância da vacina para a Leishmaniose (Calazar) ela não esta no esquema de vacinação da maioria dos cães, mas é uma doença cada vez mais comum. Para imunizar:  o cão precisa ter no mínimo  120 dias, deve ser feito um exame para averiguar se o cão já é portador da doença esse exame pode ser feito de duas maneiras, com resultado imediato ou enviando uma amostra de sangue para o laboratório, o resultado dando negativo o proprietário tem ate 10 dias para começar o esquema de vacinação que é da seguinte maneira, três doses da vacina Leishtec ambas com intervalo de 21 dias entre elas, após o cão ser vacinado deve ser dado um reforço anual, importante: o reforço anual deve ser dado levando em consideração a primeira dose da vacina. 

Converse com seu medico veterinário sobre a necessidade da imunização do seu filhote. 

Dirofilariose (Verme do Coração)


Outra doença que vale a pena ser citada é a transmissão da Dirofilariose (verme do coração) acontece quando um mosquito que esteja infectado por larvas da Dirofilaria immitis, as chamadas microfilárias, pica um cão durante a sua alimentação, estas larvas passam pelo aparelho bucal do mosquito e caem diretamente na corrente sanguínea do cachorro. Viver em regiões endêmicas da doença aumentam a probabilidade de adquirirem a doença. Cães com vida ao ar livre, que passam a maior parte do tempo expostos ao ambiente, mas principalmente, cães SEM TRATAMENTO PROFILÁTICO! Para isso, converse com o médico veterinário do seu filhote, para que ele possa te indicar qual o melhor remédio, pois como existem diferenças entre os medicamentos, é importante que o médico veterinário avalie inclusive se o seu cão está apto para receber esta medicação!

Outra doença que vale a pena ser citada é a transmissão da Dirofilariose (verme do coração)  acontece quando um mosquito que esteja infectado por larvas da Dirofilaria immitis, as chamadas microfilárias, pica um cão  durante a sua alimentação, estas larvas passam pelo aparelho bucal do mosquito e caem diretamente na corrente sanguínea do cachorro.

Viver em regiões endêmicas da doença aumentam a probabilidade de adquirirem a doença. Cães com vida ao ar livre, que passam a maior parte do tempo expostos ao ambiente, mas principalmente, cães SEM TRATAMENTO PROFILÁTICO!

Para isso, converse com o médico veterinário do seu filhote, para que ele possa te indicar qual o melhor remédio, pois como existem diferenças entre os medicamentos, é importante que o médico veterinário avalie inclusive se o seu cão  está apto para receber esta medicação!


Esquema para o remédio de verme do  Canil Staffbull Ágape.


Os filhotes tomam: 

15 dias  - Primeira vermifugação ( durante três dias seguidos)

30 dias - Segunda vermifugação

45 dias - Terceira vermifugação

Apos esse ciclo costumamos  dar o vermífugo  mensal ate os filhotes completarem 6 meses, apos o sexto mês repetimos a cada quatro meses. No mercado existem varias opções de remédios de verme, converse com seu medico veterinário sobre a melhor opção para o seu filhote. 


Controle anti parasitário do Canil Staffbull Ágape.

É de grande importância para a saúde do cão e das pessoas que convivem com ele, que o mesmo esteja protegido contra pulgas e carrapatos alem de causar um desconforto no cão esses parasitas podem causar:

Pulgas: Vermes intestinais para os cães e para nós, alem de dermatite alérgica que ocorre após a picada. Coceira, inflamações e quedas de pelo.
Carrapatos: Erliquiose nos cães e febre maculosa nos humanos.
Se você encontrar uma pulga no seu filhote saiba que 95% das pulgas estão no ambiente onde ele vive e somente 5% estão nele.
São varias as marcas que existem no mercado. Todos os antiparasitários também auxiliam no controle do ambiente onde o cão vive. Converse com seu medico veterinário e escolha a melhor opção, de acordo com a necessidade do seu filhote.

ALIMENTAÇÅO 

Existem 2 tipos de alimentação para o cão , a AN (Alimentação natural), esse tipo de alimentação tem ganho cada vez mais defensores é importante salientar que não é para dar nem sobra e nem muito menos o cão deve comer o que foi feito para o almoço e ou janta, precisa de um nutricionista para determinar a quantidade e ingredientes para que fique bem balanceado. A alimentação baseada em ração já esta pronta e está dividida em 3  grupos, são elas: Super Premium, Premium e Standard (padrão). É claro que existem também rações populares, mas que apesar do preço ser mais atrativo, não compensam pela falta de balanceamento dos nutrientes e qualidade dos mesmos.

Só para você ter uma noção…  uma ração de qualidade terá cerca de 50 tipos de nutrientes diferentes e balanceados de forma a atender as reais necessidades do cachorro.
Atualmente os cães do Canil Staffbull Ágape estão comendo a ração Guabi Natural Raças Médias  uma ração Super Premium, livre de transgênicos e corantes artificiais. 

Os filhotes estão comendo a Guabi Natural  "Cão filhote médio". Para os filhotes coloco ração três vezes ao dia, duas xícaras de chá (aproximadamente 180 gramas) dividida em três porções (07:00 / 13:00 / 19:00), todo saco de ração vem uma sugestão de consumo diário que leva em consideração peso & idade, o filhote saudável é aquele que tem um escore corporal nem gordo demais para não prejudicar as articulações e nem magro demais para que não lhe faltem nutrientes. 

Importante que você pergunte ao criador qual a ração que seu filhote está comendo, caso você opte em mudar, adquira um saco pequeno da que ele está comendo para que possa ser feito a transição de maneira saudável, sugestão:

1º dia 90% da ração anterior e 10% da ração nova
2º dia 70%  da ração anterior e 30% da ração nova
3º dia 50% da ração anterior e 50% da ração nova
4º dia 70% da ração anterior e 30% da ração nova
5º dia 10% da ração anterior e 90% da ração nova 
6º dia 100% da ração nova.
Sempre observando como estão as fezes do filhote. 

Abaixo alguns alimentos que são tóxicos para os cães.

1 Chocolate
O chocolate, principalmente o escuro, contém teobromina, uma substância tóxica ao cachorro. A teobromina pode causar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. O chocolate também facilita o surgimento de cáries e outros problemas dentários nos cães.
Caso o pet consuma uma quantidade excessiva de chocolate, ele pode até entrar em coma e morrer. Portanto, se isso acontecer acidentalmente, pois às vezes deixamos chocolate de bobeira em casa e os cães acabam conseguindo pegar, leve o seu cachorro diretamente ao veterinário.

2 Café e chá
Os cães são mais sensíveis aos efeitos da cafeína do que as pessoas, e não devem consumir bebidas à base de cafeína de forma alguma. Além do chá e do café, a cafeína também pode ser encontrada em energéticos e alguns medicamentos humanos para resfriados.
Quando um cachorro ingere uma quantidade grade de cafeína, a reação dele é similar ao envenenamento, como respiração acelerada, convulsões e palpitações cardíacas.

3 Alho e cebola
Nunca dê alho (em excesso) ou cebola para o seu animal. O alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães, podendo causar anemia, e se consumido exageradamente, pode causar falência renal por perda de hemoglobina. Já a cebola, que para nós é inofensiva, é altamente tóxica para os cães, e pode causar vômito, diarréia e dificuldades respiratórias. Já li em alguns artigos que o alho se usado moderadamente pode ajudar na imunidade do cão. 

4 Leite e seus derivados
Cachorros não podem ingerir leite e seus derivados, pois eles não possuem quantidades significativas de lactase – enzima que quebra a lactose no leite. Portanto, a bebida não é totalmente digerida pelo organismo do animal, causando mal estar, diarréia e problemas no estômago.

5 Abacate
O abacate é outro alimento que muitas vezes nem imaginamos, mas é perigoso aos cães. A substância Persin, presente no abacate, é tóxica aos cachorros e pode provocar vômito e diarréia nos bichinhos.

6 Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas já são prejudiciais aos seres humanos, imagine para os cachorros. Nos cães elas podem causar vômitos, diarréia, problemas de coordenação, dificuldade para respirar, alterações no sistema nervoso central, coma e até a morte.
Já que os cães são curiosos e gostam de comer e beber quase tudo que eles encontram pela casa, tome cuidado para não se distrair e deixar o seu copo de bebida alcoólica em lugares que eles tenham acesso, e se caso acontecer isso, leve seu cão ao veterinário.

7 Ovos crus
Caso opte em dar ovo cru, tenha o cuidado de lavar a casca, pois assim como nós, ele pode ser contaminado por bactérias como a Escherichia coli ou Salmonella, presentes nesse alimento. Aqui no Canil Staffbull Ágape já dei ovo cozido aos cães,  por reconhecer que são ricos em proteínas.

8 Doces e comidas açucaradas 
Balas, pirulitos, chicletes, jujubas e outras guloseimas, devem ser deixadas longe do seu cachorro. Os doces possuem xilitol, uma substância responsável pelo aumento da insulina que circula no corpo do cachorro, podendo levar à insuficiência hepática. Os sintomas da insuficiência hepática incluem vômitos, letargia e perda da coordenação motora.

9 Macadâmia 
Animais que ingerem macadâmia podem apresentar vômito, tremores, dores abdominais, confusão mental, alteração nas juntas e fraqueza. Esse mal estar costuma desaparecer rápido, mas mesmo assim não é uma boa idéia dar macadâmia para o seu bichinho.

10 Uva
Embora a uva pareça inofensiva para os cães, ela contém uma toxina que pode fazer mal para os rins do cachorro, causando insuficiência renal com seu alto potencial tóxico.


Considerações finais

Esse guia foi feito com muito amor tendo como objetivo,  facilitar a inclusão de um novo membro na sua família, são algumas dicas do nosso dia a dia com os cães.
O Staffordshire Bull Terrier são cães saudáveis, corajosos, altamente inteligentes e afetuosos, especialmente com crianças.
É extremamente importante que os filhotes desde cedo conheçam as regras que devem seguir e os limites sobre o que podem e o que não podem fazer sem isso, ele ira se tornar um adulto difícil de lidar.

A socialização no Staffordshire Bull Terrier  é extremamente importante, apresente a ele a maior quantidade de cães, conheça seu cão e respeite seus limites de aproximação, não aconselho a ninguém andar com os cães sem guia. Aqui no Canil Staffbull Ágape, criamos nossos cães em matilha quando estão sobre supervisão, caso eles fiquem sem supervisão, deixamos todos separados. 

Estamos a disposição para qualquer duvida ou assunto referente a raça .
Atenciosamente,
Michelle Carvalho Joca Soares.

, 10/07/2020

Entre em contato

Ninhadas

Anakin   Flora

Anakin x Flora

Previsão: 21/10/2020

  Conheça

Anakin x Flora

Previsão: 21/10/2020
Machos: 0
Fêmeas: 0
Disponíveis: 0